Gestão do Tempo
Enquadramento:
O tempo é o recurso mais escasso e mais valioso que existe. Aprender a administrar o tempo é um dos melhores investimentos tanto ao nível pessoal como empresarial.
Por vezes ouvimos as pessoas dizer, por exemplo, que não têm tempo, que terão que fazer isto ou aquilo na hora de almoço ou ao fim do dia, ou ainda, que um dia deveria ter mais horas. Não podemos alterar o número de horas que um dia tem, mas podemos interferir na gestão do nosso tempo..
Este curso visa dominar técnicas que lhe permitam não só economizar tempo, mas também distribuí-lo de modo racional entre as tarefas diárias, tal irá contribuir muito para a redução do tão conhecido stress.
Carga Horária:
16 horas
Objectivos:
- Determinar o perfil individual de funcionamento profissional de modo a detectar os desperdiçadores de tempo;
- Reconhecer a importância da gestão do tempo e seus efeitos no aumento da produtividade individual e da equipa de trabalho;
- Adoptar estratégias efectivas de delegação eficaz de tarefas;
- Eliminar os desperdiçadores de tempo e controlar as interrupções no trabalho.
Conteúdos Programáticos:
O Tempo Profissional e o Tempo Pessoal
- Conhecer o estilo pessoal de actuação face à gestão do tempo;
- Diagnóstico e análise da utilização do tempo e identificação dos principais “ladrões de tempo” - ao nível individual e organizacional;
- Conhecer os seus pontos fortes e os pontos a desenvolver;
Caracterização do Trabalho Pessoal
- A roda do tempo – inventariação de tarefas;
- Os cronófagos pessoais - a procrastinação;
- Os objectivos de desempenho, as tarefas e os resultados;
Os Instrumentos para “CRIAR” Tempo
- Clarificar o papel profissional e as funções individuais;
- Pensar em termos de metas e objectivos;
- Estabelecer prioridades;
- Planear as actividades para a realização dos objectivos;
- Gerir interrupções e imprevistos.
- As leis da gestão do tempo.
Organização pessoal e dos outros
- A organização do espaço de trabalho;
- A agenda como um recurso pessoal,
- Como rentabilizar as horas de maior rendimento no trabalho - curva do rendimento e eficiência pessoal;
- Princípios da delegação eficaz;
- Listas de tarefas e hierarquização de prioridades – o importante e o urgente;
Os contactos com o Meio e o Controlo do Tempo
- Regras para optimizar o tempo gasto em reuniões, telefonemas, correspondência, colegas, colaboradores e chefia;
- O estilo de comunicação centrado no essencial – aprender a recusar; ;
- Conciliação do trabalho e da vida privada.
Metodologia:
A metodologia será essencialmente activa e participativa, assente na realização de exercícios, actividades, análise e discussão de casos práticos e no visionamento e análise de vídeos pedagógicos.